quinta-feira, 17 de junho de 2010

Instituto da Mulher é inaugurado em Manaus trazendo humanização aos partos

Deputada Estadual Conceição Sampaio e sua irmã, a vereadora Socorro Sampaio chegam ao Instituto da MUlher.


A deputada estadual Conceição Sampaio (PP), presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, participou, no final da tarde desta quinta-feira, da inauguração do Instituto da Mulher Dona Lindu. Acompanhada de sua irmã, a vereadora de Manaus Socorro Sampaio (PP), a parlamentar disse que a inauguração do Instituto da Mulher resgata uma dívida do sistema de saúde do Estado com a mulher amazonense e realiza um sonho dos movimentos de mulheres.
"Hoje pela manhã, na sessão ordinária da Assembleia, tive a oportunidade de falar sobre essa inauguração e de agradecer ao ex-governador Eduardo Braga e ao atual governador, Omar Aziz, pela concretização deste sonho. Estou muito feliz, também, por ter sido relatora do projeto de lei do Executivo Estadual, que criou o Instituto da Mulher", disse Conceição.
Segundo o governador Omar Aziz, a mais nova unidade hospitalar da Rede Estadual de Saúde é uma vitoria das mulheres do Amazonas e de toda a região Norte. “O ganho é de todas. O espaço foi pensado e preparado para atender com a qualidade e a atenção que as mulheres merecem. E o Instituto já chega como referência de hospital no Norte do País”, disse o governador.
O nome do hospital é uma homenagem à mãe do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Omar não deixou de mencionar que a obra foi concluída ainda na administracão de Eduardo Braga, ficando para ele a responsabilidade de equipá-la e inaugurá-la.
Localizado na rua Recife, ao lado do novo Hospital 28 de Agosto, o Instituto da Mulher foi entregue à população como uma nova proposta de atendimento integral e humanizado, específico ao segmento feminino. Com 185 leitos, a unidade possui cinco pavimentos, com todos os setores envolvidos no atendimento da mulher, em suas múltiplas necessidades.
Além de uma maternidade com 96 leitos, a nova unidade disporá de serviços ginecológicos com 70 leitos para cirurgias eletivas e um pronto socorro funcionando 24 horas.
O serviço de mastologia fará a triagem das patologias benignas da mama, com seus tratamentos clínicos e cirúrgicos, uma vez que os casos malignos já são tratados  na Fundação Cecon (FCcon).
Um dos grandes diferenciais é o parto humanizado. Pela primeira vez, um hospital no Estado oferece o serviço de doulas, espécie de acompanhantes das grávidas dentro da maternidade. São profissionais responsáveis pelo conforto físico e apoio emocional da parturiente antes durante e após o nascimento do bebê. Na maternidade, também foi criado um espaço para fisioterapia, onde as parturientes terão acompanhamento de profissionais da área que vão ajudar a induzir o parto por meio de exercícios especiais com uso de bolas bobath (utilizadas para prática de pilates), e barras de apoio.

Veja mais fotos da inauguração do Instituto da Mulher no slideshow abaixo:

4 comentários:

bentosales@gmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO DE SABER OS TELEFONES PARA ENTRAR EM CONTATO COM O INSTITUTO DA MULHER MARCA CONSULTAS.... COMO DEVEMOS PROCEDER....., POIS. EU MESMO TENTEI , PESQUISEI E NÃO OBTIVE NENHUMA RESPOSTAS.... ESTOU PRECISANDO.... MUITO DESSA INFORMAÇÃO....
SONI_CHAGAS@YAHOO.COM.BR

ana marcia disse...

o institudo da mulher pra min,foi como uma mãe pra mim,quando eu precisei ela estava lá de braços abertos, a minha filha nasceu em 27de fevereiro de 2011, no municipio que eu moro, ela foi transferida para manaus com cinco dias de nascida, peguei o voo de sexta feira, cheguei em manaus as 13:00 e fui direto um posto, não lembro o nome. a medica q atendeu ela, não aceitou ela pois ela tinha 5 dias de nascida, me encaminharo para o institudo da mulher,me levaro de ambulancia, eu choranva muito, não tinha nimguem perto de mim, era eu e ninha filha e minha mala,a Dra. Joana q atendeu ela, e internou a minha proncesinha, eu não tinha onde ficar, a assistente conversou comigo, e fiquei no alberto, ela ficou 6 dias na utei neonatal. mi trataram como uma pessoa muito especial, isso jamais vou esquecer,os momentos dificeis que passei com ela, que so uma mãe sabe e senti,o intitudo me acolheu,
muito obrida, isso ja vai fazer um ano,

LYA LOBATO disse...

declarando que ja ajudou matar crianças filhos de dependentes quimicos,filhos de irmaos com irmao ,a mata-los
crianças com deficiencia inclusive tem crianças que esta com a pele soltando que ela faz de td para elas morram ...nao quero apareçer mas se vcs investigarem vao achar o nome dela se me salve o engano e marques ou vanda marques.mora n parque dez.ja segui esta louca sei onde mora.mas informaçoes deixem no meu email..vamos tomar providencias pois caso contrario vou avisar ao Dep.Marcos rotta.ok..averiguem e mas ela briga com todo mundo no hospital